quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

PLANO ANUAL DE CURSO DO 9° ANO


E. E. F.  MOISÉS MARQUES
PLANO ANUAL DE CURSO
Professora: EDÊNIA MARIA ROSA TORQUATO COSTA
Disciplina: Língua Portuguesa                   Série: 9º ano              Ano: 2011

1º BIMESTRE
OBJETIVO GERAL:
·         Ampliar o domínio da língua e da linguagem de nossos alunos, procurando para o ensino contextualizado da metalinguagem, construir projetos didáticos concretos que propiciem a utilização real da linguagem ao longo das histórias da vida e do trabalho docente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Identificar as orações subordinadas em textos e frases;
·         Empregar, fixar e ampliar estruturas lingüísticas em diversas situações da comunicação oral e escrita;
·         Perceber a importância de conhecer obras literárias brasileiras e seus autores;
·         Desenvolver a competência de leitura tornando-se um leitor eficiente capaz de compreender os diversos tipos de textos que circulam no meio social;

·         Reconhecer e produzir diversos tipos de crônicas explorando os elementos e recursos literários constituídos pelo autor;
·         Compreender a gramática que estuda o sentido das palavras e dos enunciados.

CONTEÚDOS:
·         Textos:
Ø  O homem que conheceu o amor, Affonso Romano de Sant’Anna;
Ø  Para quem quer aprender a gostar, Arthur da Távola;
Ø  Ana terra, Érico Veríssimo;
Ø  Livros literários: O cortiço,Primo Basílio, O seminarista e Casa de Pensão;
Ø  Quem são eles: Mílton Santos,portal_milton; Maria das Graças Marçal,Revista Veja;  Anita Garibaldi, Enciclopédia Delta; Renato Russo, Folha de São Paulo.


·         Ampliando o tema:
Ø  Cartas;
Ø  Dialogando com a imagem tela o beijo, de Roy Lichtenstein;
Ø  Falando sobre mulheres importantes;
Ø  Maria Quitéria.
·         Gramática e linguagem:
Ø  Orações subordinadas substantivas;
Ø  Períodos mistos;
Ø  A palavra e seus significados: sinônimos/antônimos; hiperônimos/hipônimos e polissemia;
Ø  Orações subordinadas adjetivas;
·         Produção de textos:
Ø  Crônicas do cotidiano (Crônica literária);
Ø  Gente que faz a diferença? (Exposição oral).

2º BIMESTRE
OBJETIVO GERAL:
·         Compreender os textos orais e escritos com os quais se defrontam em diferentes situações de participação social, interpretando-os corretamente e inferindo as interações de quem os produz.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Perceber como se desenvolve as formações das palavras;
·         Ampliar o conhecimento sobre as concordâncias nominais e pronomes relativos;
·         Desenvolver a capacidade de leitura e escrita interpretativa;
  • Reconhecer e produzir diversos tipos de crônicas explorando os elementos e recursos literários constituídos pelo autor;
·         Reconhecer a linguagem oral como meio de expressão, informação e comunicação, participação social e política avançando no uso da variedade.

CONTEÚDOS:
·         Textos:
Ø  Histórias de mãe e filho, Moacyr Scliar;
Ø  As leituras indígenas, Depoimento de Paulo Condini;
Ø  ‑­
Ø  Subsídios para a reforma do mundo, Roberto Pompeu de Toledo;
Ø  Da Olivertti ao torpedo, Ricardo Freire;
·         Dialogando com a imagem:
Ø  Fotos que contam histórias;
Ø  Charge, Herbet George Wells;
Ø  Charge, Richard Wooolsey.
·         Gramática e linguagem:
Ø  Formação das palavras;
Ø  Estudo dos radicais;
Ø  Pronomes relativos;
Ø  Concordância nominal.
·         Produzindo textos:
Ø  Brasil mostra a sua cara;
Ø  Crônicas;
3º BIMESTRE
OBJETIVO GERAL:
·         Propiciar ao aluno que desenvolva a capacidade de dominar a Língua Portuguesa em diferentes contextos e situações do cotidiano, na forma oral e escrita, dando ênfase à importância da interdisciplinaridade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Empregar, fixar e ampliar estruturas lingüísticas em diversas situações da comunicação oral e escrita;
  • Produzir e perceber a importância das Crônicas;
  • Ampliar o conhecimento nas figuras de linguagens;
  • Enriquecer o vocabulário e aprofundar o estudo relacionado as concordâncias verbais e linguagem figurada.
  • Compreender o sentido de várias mensagens orais e escritas;
  • Escrever textos dos gêneros previstos;
·         Ler textos dos gêneros previstos para o ciclo,combinando estratégias de decifração com estratégias de seleção, antecipação, inferência e verificação.


 CONTEÚDOS:
·         ‑­
·         Textos:
Ø  Eu queria ter e ser, Ferréz;
Ø  Solidariedade, Lya Luft;
Ø  Viagem longa, destino incerto..., Rubens Alves.
·         Dialogando com a imagem e ampliando o tema:
Ø  Foto, Bruno Alves;
Ø  Penso e passo, Alice Ruiz;
·         Gramática e linguagem:
Ø  Linguagem figurada: ironia, antítese, gradação, anáfora e catacrese;
Ø  Concordância verbal;
Ø  Linguagem figurada: metonímia, eufemismo, sinestesia, aliteração, anacoluto e hipérbato.
·         Produzindo textos:
Ø  Agenda cultural;
Ø  Crônicas;
Ø  Debate ao vivo.


4º BIMESTRE
OBJETIVO GERAL:
·         Usa os conhecimentos adquiridos por meio da prática de reflexão sobre a língua para expandirem as possibilidades de uso da linguagem e4 a capacidade de análise crítica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Ampliar o conhecimento nas linguagens figuradas;
·         Utilizar corretamente a regência verbal;
·         Reconhecer e produzir diversos textos;
·         Enriquecer seu conhecimento perante crase e versificação;
·         Utilizar na linguagem oral e escrita com eficacia.

 CONTEÚDOS:
·         Texto:
Ø  Índio com diploma não é mais índio? , Jorge Terena;
Ø  Guardar, Antonio Cícero;
Ø  ‑­
Ø  Quero, Carlos Drumond de Andrade.
·         Ampliando o tema:
Ø  Educação indígena;
Ø  Companheiros, Mia Couto;
Ø  Filme: Peixe grande e suas histórias maravilhosas.
·         Gramática e linguagem:
Ø  Regência verbal;
Ø  Crase;
Ø  Versificação;
Ø  Linguagem figurada: polissíndeto, assíndeto, pleonasmo, elipse e zeugma.
·         Produzindo textos:
Ø  Jovem empreendedor;
Ø  Poesia sem fronteiras.

METODOLOGIA:
·         Leitura silenciosa;
·         Identificação e compreensão das estruturas gramaticais dentro dos diversos gêneros textuais;
·         Utilização da linguagem como forma de comunicação, expressão e participação social;
·         Aulas expositivas;
·         Estudo dirigido;
·         Debate de informações e pesquisas;
·         Compreensão dos recursos expressivos, textuais e intencionais;
·         Treino ortográfico, exposição oral e uso do dicionário;
·         Trabalho em grupo (apresentação em forma de seminário);

AVALIAÇÃO:
  • Observação do professor;
  • Observação do interesse e aplicação dos alunos;
  • Verificação de leitura;
  • Auto-avaliação;
  • Realização e correção de exercício;
  • ‑­
  • Trabalho em grupo;
  • Avaliação escrita.


RECURSOS DIDÁTICOS:
·         Livro didático;
·         Revistas e jornais;
·         Internet;
·         Data show;
·         Vídeos e DVDs;
·         Livros literários;
·         Lápis, caneta,caderno, borracha;
PLANO ANUAL DE CURSO
Professoras: PAULA FRANCINETE DE SOUZA FLORENTINO
Disciplina: Educação Física                        Série: 9º ano              Ano: 2011
OBJETIVO GERAL:
            Conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações da cultura corporal, adotando, uma postura não-preconceituosa ou discriminatória por razões sociais, sexuais ou culturais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Identificar as relações entre as capacidades físicas básicas e as práticas da cultura corporal de movimentos, adaptando-as aos aspectos relacionados à boa postura;
·         Participar de diferentes atividades corporais;
·         Adotar uma atitude cooperativa e solidária, sem discriminar o colega;
·         Organizar autonomamente alguns jogos, brincadeiras ou outras atividades corporais simples;
·         Conhecer, interpretar e valorizar as danças e manifestações populares como forma de resgatar as raízes culturais.

1º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
·         Os nutrientes essenciais para uma alimentação saudável;
·         A importância das atividades físicas no desenvolvimento do adolescente;
·         Carnaval – ritmos e coreografias regionais.

2º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
·         O esporte e o desenvolvimento físico do adolescente;
·         O esporte e o equilíbrio mental do jovem.

3º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
·         O esporte e as relações humanas;
·         As lutas e seus princípios.

4º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
·         Os esportes alternativos e a natureza;
·         Modalidades esportivas e suas regras básicas.

METODOLOGIA:
·         Partir sempre da experiência e da realidade concreta do educando;
·         Utilizar dinâmicas para incentivo à práticas desportivas;
·         Observação direta dos movimentos e posturas naturais;
·         Vídeos educativos;
·         Danças folclóricas;
·         Competições e desafios;
·          Jogos, coreografias.

AVALIAÇÃO:
            Observar à participação, a desenvoltura, a cooperação, o respeito, a crítica, a valorização de si e do outro, a responsabilidade e relacionamento, considerando o que cada um poderá contribuir para o crescimento social.‑­
PLANO ANUAL DE CURSO
Professor: FANCISCO WILLAME RIBEIRO FERREIRA
Disciplina: Inglês                  Série: 9º ano              Ano: 2011
Assimilar a diferença entre a linguagem oral e escrita, para que possam se expressar de maneira equilibrada;
OBJETIVO GERAL:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Conhecer e pronunciar as partes de uma casa e transportes na língua inglesa;
·         Desenvolver a capacidade auditiva dos alunos, orientando-os na pronúncia correta das palavras;
·         Ampliar seu conhecimento em uma língua estrangeira, principalmente referente às profissões, a membros de sua família, animais, meses e dias do ano;
·         Perceber a importância de se conhecer outro idioma além de saber perguntas básicas em inglês utilizando: Who is/are, which, where;
·         Saber dizer as horas e os números em inglês, bem como conhecer os vestuários na língua estrangeira estudada;
·         Cumprimentar as pessoas em diferentes momentos do dia;
·         Conhecer os verbos no presente simples, passado simples, passado progressivo.
1º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
·         The city;
·         Greentins;
·         My family;
·         Profissons;
·         Animals.
2º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
·         Simple Past;
·         Simple Present;
·         Adjetivs;
·         ‑­
·         Fruits and vegetables;
·         Question Wolrd.
3º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
·         Past Progressive;
·         American English an British English;
·         Adjetivs;
·         Transports;
·         Sports.
4º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
·         Future with/Will;
·         Use to whp,wich and where;
·         Tahe time;;
·         Days and dates;
·         My house.
METODOLOGIA:
·         Análise de textos (atividade oral);
·         Aula expositiva;
·         Seguir as orientações escritas nos cartazes;
·         Fazer com que os alunos observem uma figura e digam o nome dela em inglês;
·         Fazer perguntas aos alunos individualmente, orientando as respostas e corrigindo a pronúncia quando necessário;
·         Pesquisas (atividade escrita).

AVALIAÇÃO:
  • Oral: Avaliando conhecimentos e habilidades de expressão;
  • Escrita: sistemática e contínua observando a assimilação dos conteúdos;
  • Seminários: Observando postura e atitudes.

RECURSOS DIDÁTICOS:
·         Livro didático;
·         Revistas e jornais;
·         Internet;
·         ‑­
·         Seguir as orientações escritas nos cartazes;
·         Fazer com que os alunos observem uma figura e digam o nome dela em inglês;
·         Fazer perguntas aos alunos individualmente, orientando as respostas e corrigindo a pronúncia quando necessário;
·         Data show;
·         Vídeos e DVDs;
·         Livros literários;
·         Lápis, caneta, caderno, borracha;
PLANO ANUAL DE CURSO
Professora: MARIA ÉDNA RODRIGUES LINHARES
Disciplina: História                Série: 9º ano               Ano: 2011
OBJETIVO GERAL:
O aluno deverá analisar no processo história da sociedade mudanças e permanências em relação o trabalho, cultura, are e religiosidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Identificar os fatores que contribuíram para os frutos migratórios do século XIX e início do século XX;
·         Perceber o impacto da industrialização no meio ambiente;
·         Diferenciar as leis abolicionistas no Brasil e reconhecer os limites da lei Área a emancipação plena dos escravos;
·         Desenvolver uma atitude de repúdio às guerras e outras formas de violências e de valorização do diálogo, da tolerância e da justiça;
·         Posicionar-se contra as guerras e favor da resolução pacífica e negociada dos conflitos, agindo no sentido de promover uma cultura de paz;
·         Caracterizar política populista na América Latina especialmente no o caso brasileiro de Getúlio Vargas;
·         Relacionar a luta de independência das colônias o contexto da Guerra Fria, reconhecendo, porém, os aspectos particulares de cada região;
·         Relacionar os golpes de Estado que implantaram as ditaduras militares no Brasil e no Chile;
·         Reconhecer e explicar as principais características do regime militar que se implantou no Brasil em 1964;
·         Caracterizar o processo de globalização compreendendo as suas contradições e o debate que divide os defensores e os críticos desse fenômeno;
·         ‑­
·         Refletir sobre alguns desafios colocados para a humanidade no novo milênio, como a preservação da natureza e o combate a pobreza e a intolerância.
1º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
·         A era do imperialismo;
·         A república chega no Brasil.
2º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
·         A primeira Guerra e a Revolução Russa;
·         A crise do capitalismo e Segunda Guerra Mundial.
3º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
·         A Era Vargas;
·         O mundo bipolar.
4º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
·         Democracia e ditadura no Brasil;
·         A nova Ordem Mundial.

METODOLOGIA:
·         Análise de textos (atividade oral);
·         Aula expositiva;
·         Leitura de mapas;
·         Pesquisas (atividade escrita).

AVALIAÇÃO:
  • Oral: Avaliando conhecimentos e habilidades de expressão;
  • Escrita: sistemática e contínua observando a assimilação dos conteúdos;
  • Seminários: Observando postura e atitudes.



RECURSOS DIDÁTICOS:
·         Livro didático;
·         Revistas e jornais;
·         Internet;
·         ‑­
·         Data show;
·         Vídeos e DVDs;
·         Livros literários;
·         Lápis, caneta, caderno, borracha;
PLANO DE CURSO DE GEOGRAFIA
Professora: MARIA ÉDNA RODRIGUES LINHARES
Disciplina: Geografia                       Série: 9º ano              Ano: 2011
OBJETIVO GERAL:
Desenvolver o espírito critico no aluno para que ele compreenda a realidade do mundo em que vive e as transformações que nele ocorrem reconhecendo as questões geográficas como relação complexa de fragmentação e globalização.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Adquirir conhecimentos básicos de geografia, compreender e especializar as múltiplas relações nas diferentes sociedades em diferentes épocas;
  • Desenvolver a capacidade de analisar e interpretar textos e mapas;
  • Identificar e localizar o continente europeu, asiático, Oceania e Antártida;
  • Caracterizar os aspectos físicos, população, economia e cultura;
  • Identificar e debater os diversos conflitos que ocorrem nos continentes citados;
  • Conceituar Estado, Território e Nação;
  • Identificar as características de um mundo globalizado.
  • Oferecer ao aluno uma visão geral do espaço geográfico mundial.

1º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
  • UNIDADE 1 – Países e conflitos mundiais

    1 – Estado, território e nação.
    2 – As grandes guerras e a Guerra Fria
    3- Conflitos atuais: as razões e os principais focos
    4 – Terrorismo
    UNIDADE 2 – Globalização e organização mundiais
    1 – A globalização e seus efeitos
    2 – Globalização e meio ambiente
    ‑­
  • 3 – Organizações políticas internacionais e regionais
    4 – Organização econômica

2º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
  • UNIDADE 3 – Europa I

    1 – Quadro natural e problemas ambientais da Europa

    2 – A população européia

    3 – A economia européia

    4 – Os países da Europa

    UNIDADE 4 – Europa II

    1 – A Europa Oriental e a crise do socialismo

    2 – Europa Oriental: economia

    3 – A União Européia

    4 – A CEI (Comunidade dos Estados Independentes)

3º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
  • UNIDADE 5 – Ásia I

    1 – Ásia: um continente de contrastes

    2 – A população da Ásia
    3 – A economia do continente asiático
    4 – As civilizações asiáticas e suas religiões


    ‑­


  • UNIDADE 6 – Ásia II
    1 - Rússia: um país em transição
    2 – O Japão e os Tigres Asiáticos
    3 – China: um universo dentro do mundo
    4 – Índia: tradição e modernidade

4º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
  • UNIDADE 5 – Ásia I
    1 – Ásia: um continente de contrastes
    2 – A população da Ásia
    3 – A economia do continente asiático
    4 – As civilizações asiáticas e suas religiões
    UNIDADE 6 – Ásia II
    1 - Rússia: um país em transição
    2 – O Japão e os Tigres Asiáticos
    3 – China: um universo dentro do mundo
    4 – Índia: tradição e modernidade


METODOLOGIA:
·         Análise de textos (atividade oral);
·         Aula expositiva;
·         Leitura de mapas;
·         Pesquisas (atividade escrita).

AVALIAÇÃO:
  • Oral: Avaliando conhecimentos e habilidades de expressão;
  • Escrita: sistemática e contínua observando a assimilação dos conteúdos;
  • Seminários: Observando postura e atitudes.



‑­
RECURSOS DIDÁTICOS:
·         Livro didático;
·         Revistas e jornais;
·         Internet;
·         Data show;
·         Vídeos e DVDs;
·         Livros literários;
·         Lápis, caneta, caderno, borracha;

PLANO DE CURSO
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
PROFESSOR:FRANCISCO WILLAME RIBEIRO FERREIRA
RELAÇÃO DE CONTEÚDO 9º ANO


1º Bimestre
TERRA E UNIVERSO
Capítulo
Conteúdos conceituais
Conteúdos procedimentais
Conteúdos atitudinais
Velocidade e aceleração
*Queda livre e as idéias de Galileu sobre este tema * Movimento em velocidade de constante * Movimento acelerado e aceleração da gravidade.
* Construir um relógio de água * Empregar este relógio para verificar as idéias de Galileu sobre a queda livre.
* Apreciar o entendimento das regularidades da natureza * Valorizar a observação como um importante meio para obter informações 
Massa, força e aceleração
*Massa verso peso * Noção da contribuição de Newton para o entendimento entre massa, força e aceleração * Dinamômetro e balança de um prato * A gangorra e a balança de dois pratos * *Centro da gravidade * Noção de equilíbrio estático * Exemplos cotidianos simples da dos conceitos de centro de gravidade e equilíbrio estático.
* Projetar e construir um móbile decorativo, utilizando o conceito de equilíbrio de uma balança * Determinar experimentalmente o centro de gravidade de um figura feita de cartolina.
*Apreciar o entendimento das regularidades da natureza * Valorizar a observação como importante meio para obter informação * Ponderar que os avanços técnicos são, quase sempre, conseqüência da utilização de princípios científicos * Interessar-se pelas idéias cientificas e pela ciência como  maneira de entender melhor o mundo que nos cerca.
Newton e a gravitação
*Noções triviais da dinâmica do movimento circular * Geocentrismo verso heliocentrismo * Contribuição de Galileu Para a ‑­
Astronomia * Contribuição de Newton para a Astronomia * Breves noções de gravitação universal.
‑­
* Utilizar materiais simples para demonstrar a atuação de centrípeta sobre um corpo em movimento circular * Coletar e ‑­
listar situações cotidianas de movimentos em que há resultante centrípeta agindo sobre um corpo.
‑­
*Apreciar o entendimento das regularidades da natureza * Valorizar a observação como importante meio para obter ‑­
informação * Ponderar que os avanços técnicos são, quase sempre, conseqüência da utilização de princípios científicos * Interessar-se pelas idéias cientificas e pela ciência como  maneira de entender melhor o mundo que nos cerca.
‑­
Regularidades celestes
*Movimentos anuais aparentes do Sol em relação a um observador posicionado na Terra * Movimento da Terra relacionado ao Sol * As linhas imaginarias do Equador e  os Trópicos e sua relação com os solstícios e equinócios * A passagem do sol pela constelação do zodíaco, enendida como conseqüência do movimento da Terra em relaçõa ao redor do Sol * Explicação para as fases da Lua * Explicação para os eclipses.
* Construir um modela para a passagem do Sol pele constelação dos zodíaco * Construir um modelo para entender solícitos e equinócios * Integrar ambos os modelos.
 * Apreciar o entendimento das regularidades da natureza * Valorizar a observação como um importante meio para obter informações * Valorizar os conhecimentos de povos antigos para explicar os fenômenos celestes.
Garrafa térmica, estufa e aquecimento global
*Temperatura * Escala termométrica Celsius * Calor e equlibrio térmico *Processo de transferência de calor(condução conversão e irradiação) e sua presença no cotidiano * Efeito estufa e vida na Terra * Aquecimento global por gases originários da ‑­
atividade humana.
‑­
* Investigar e experimentar a troca de calor por condução * Reunir noticias sobre efeito estufa e montar um mural com elas, a fim de evidenciar que a Ciencia é um processo dinâmico e que ela não tem a resposta pronta para todas as questões.
 * Ponderar que os avanços técnicos são, quase sempre, conseqüência da utilização de princípios científicos * Valorizar a observação como um importante meio para obter informações * Valorizar as medidas de proteção ambiental como promotoras da ‑­
qualidade de vida.

2º Bimestre
TECNOLOGIA E SOCIEDADE
Capítulo
Conteúdos conceituais
Conteúdos procedimentais
Conteúdos atitudinais
Cargas elétricas
*Interação entre cargas elétricas* Eletrização por atrito *Condutores elétricos e isolantes elétricos * Eletrização por contato * Aterramento de um objeto * Descargas elétricas.
* Manipular materiais simples para realizar um experimento de eletrização por atrito.
* Estar consciente da origem de choque que pode acontecer, em épocas de ar seco, ao tocar em objetos metálicos, tais como maçanetas e carcaças e automóveis * Reconhecer a importância dos pára-raios na prevenção de acidentes fatais. 
Geração e aproveitamento de energia elétrica
*Noção sobre diferença de potencial elétrico e uso do voltímetro * Pilhas e baterias: dispositivos para manter diferença de potencial * Conceito de corrente elétrica * Circuito elétrico aberto e circuito elétrico fechado *Papel de um interruptor * Aproveitamento de energia elétrica em aparelhos domésticos * Formas de geração de energia elétrica * Riscos de curto-circuito: uso de fusíveis e disjuntores * Riscos de choques elétricos: uso do fio terra.
* Elaborar um texto de radio (com 30segundos) que informe à população sobre sobre o risco de substituir fusíveis por moedasou pedaços de arame * Apresentar em publico esse texto *Comparar e classificar diferentes equipamentos de uso cotidiano segundo dua finalidade, consumo de energia e princípios de funcionamento.
* Estar sensibilizado aos cudados básicos com a eletricidade * * Interessar-se pelas idéias cientificas e pela ciência como  maneira de entender melhor o mundo que nos cerca * Ponderar que os avanços técnicos são, quase sempre, conseqüência da utilização de princípios científicos *Perceber que muito do conforto da vida deve à utilização de progressos cientifico.
Bussolas-, ímãs, discos rígidos e magnetismo terrestre
*Ímã: pólos norte e sul * Atração e repulsão entre pólos magnéticos * ‑­
Magnetismo terrestre * Ação de ímãs sobre discos rígidos, disquetes e cartões magnéticos.
‑­
* Realizar um experimento que evidencie a influencia de uma corrente ‑­
elétrica sobre a agulha de uma bússola.
‑­
* Interessar-se pelas idéias cientificas e pela ciência como  maneira de entender ‑­
melhor o mundo que nos cerca.
‑­
Substancias químicas e suas propriedades (I)
*Ponto de fusão e ponto de ebulição * Densidade * Relação entre densidade e flutuação * Misturas homogêneas e misturas heterogêneas * Comceito de solução * Separação de misturas.
* Experimentar técnicas de sepração e misturas homogêneas e de misturas heterogeneas
* Interessar-se pelas idéias cientificas e pela ciência como  maneira de entender melhor o mundo que nos cerca.
Reações químicas: uma abordagem microscópica
*Conceito de trasformação química: reagentes e produtos * Noções sobre o aparecimento do modelo atômico de Dalton, fundamentado nas reações químicas * Elementos químicos e seus símbolos versus substancias químicas e sua fórmulas.
* Utilizar moedas,  fichas ou moedas para elaborar modelos que representem, em nível microscópico, alumas reações químicas (não muito complexas).
* Interessar-se pelas idéias cientificas e pela ciência como  maneira de entender melhor o mundo que nos cerca.
Substancias químicas e suas propriedades (II)
*Noçõea sobre ligações químicas * Algumas substancias químicas de importância cotidiana * Nooções sobre  substancias iônicas, substancias moleculares e substancias metálicas e sua propriedades * Noções sobre distribuição eletrônica nas camadas e suas e sua implicações na previsão de ligação química.
* Prever se uma substancia é iônica, molecular ou metálica, com base em sua formula e consultando a tabela periódica.
* Interessar-se pelas idéias cientificas e pela ciência como  maneira de entender melhor o mundo que nos cerca *Perceber que muitos dos confortos da vida moderna se deve à utilização de progressos da Química * Prestar atenção aos rótulos de produtos industrializados.
Industria química e sociedade
*Processos químicos para a para obtenção   de alguns materiais ‑­
de interesse do mercado consumidor *Exemplos e processos de transformação de recursos naturaisem produtos de interesse do mercado consumidor * Petroleo, carvão mineral, ar, água do mar e minerais como importante recursos naturais usados no sitema produtivo.
‑­
* Busacr informação sobre a produção de substancias químicas ‑­
presentes no cotidiano * Elaborar tabela com dados escolhidos por toda classe sobre produros uso cotidiano e sua respectiva origem (matérias-primas).
‑­
* Valorizar mediads de proteção ambiental como ‑­
promotoras da qualidade devida * Percebver que muito do conforto da vida moderna se deve ao à utilização de processo da química * Prestar atenção aos rótulos de produtos industrializados.
‑­
Luz e calor
*Propagação retilínea da luz * Conceito de raio e de luz, de fonte luminosa e de corpo iluminado * A luz branca é omposta por varias cores * A absorção de luze a cor dos objetos * Cores primarias de luz * Cores primarias de corante.
* Demostrar experimentalmente a propagação retilínea da luz * Manipular materiais simples para constatar que a cor da luz utilizada para iluminar objetos influencia com a cor que vemos.
* Interessar-se pelas idéias cientificas e pela ciência como  maneira de entender melhor o mundo que nos cerca * Perceber que muitos princípios científicos estão presentes em nossa vida cotidiana.
Luz, sombras e espelhos
*Propagação retilínea da luz e formação de sombras * Sombra e penumbra * Noções sobre reflexo da luz e reaçõa da luz * Noções sobre espelho plano, espelhos côncavos e espelhos convexos e a presença deles no cotidiano.
* Investigar a formação de imagens em espelhos planos * Investigar a formação de imagens em espelhos convexos e espelhos côncavos, usando uma colher limpa, polida e não riscada.
 * Interessar-se pelas idéias cientificas e pela ciência como  maneira de entender melhor o mundo que nos cerca * Perceber que muitos princípios científicos estão presentes em nossa vida cotidiana.
Ondas eletromagnéticas
*Noções sobre difwrença entre ondas mecânicas e ondas eletromagnéticas * Noções de ondas eletromagnéticas na presença do cotidiano.
* Realizar uma demonstração simples relacionadas as ondas eletromagnéticas.
* Ponderar que os avanços técnicos são, quase sempre, conseqüência da utilização de princípios científicos * Interessar-se pelas idéias cientificas e pela ciência como  maneira de entender melhor o mundo que nos cerca


3º Bimestre
VIDA E AMBIENTE
Capítulo
Conteúdos conceituais
Conteúdos procedimentais
Conteúdos atitudinais
A evolução da diversidade
*Adaptação e sobrevivência * Fósseis como objeto de estudo cientifico * Fósseis como precioso registro da historia evolutiva * Evolução e seleção natural Noção da concepção cientifica sobre a origem da vida.  
* Coletar informação de Charles Darwin e sua histórica viagem a bordo do Beagle, com destaque às evidencias que o conduzia à elaboração da Teoria da Seleção Natural.
* Concretizar-se da importância das pesquisas geológicas e paleontológicas para desvendar passado do planeta * Valorizar a vida em sua diversidade * Valorizar a proteção das diferentes formas de vida.
Reprodução dos seres vivos e variabilidade dos descendentes
*Ciclos reprodutivos * Reprodução a sexuada * Noção de reprodução assexuada para a variabilidade dos descendentes.
* Coletar informações sobre o cilco da vida de um animal, ou grupo de animais,de escolha de cada aluno (ou equipe) * Organizar essas informações e elaborar um cartaz _ com textos, desenhos e colagens _ que mostre esse ciclo * Coletar informações sobre o ciclo  de vida de uma planta ou grupo de plantas de plantas, de escolha de cada aluno (ou equipe) * Organizar essas informações e elaborar um cartaz _ com textos, desenhos e colagens 
* Valorizar a vida em sua diversidade * Valorizar a proteção das diferentes formas de vida.






4º Bimestre
SER HUMANO E SAÚDE
Capítulo
Conteúdos conceituais
Conteúdos procedimentais
Conteúdos atitudinais
Reprodução humana e responsabilidade
*Filosofia reprodutiva humana * Anatomia interna dos órgão genitais masculino e feminino * Papel do homem e da mulher na fecundação * Ovulação e mestruação * Gravidez e parto * Poluções noturnas  * Gravidez desejada e indesejada * Cilco mestrual e gravidez * Exemplos de métodos anticoncepcionais * Doenças sexualmente transmissíveis (DST) e formas de prevenção * Aids, sua vias de transmissão e suas formas de prevenção * Distinção entre portadores de HIV e acometido pelo aids * Comparação entre as formas de contato que propicia o contagio pelo HIV e as que envolvem risco de contaminação * Aborto natural e aborto provocado * Prostituição infantil.  
* Buscar informações sobre o desenvolvimento do feto durante a gestação e sobre os efeitos do álcool e do fumona criança em gestação * Reunir informações (textos, foto, ilustrações) acerca dos temas: gravidez desejada e indesejada, doenças sexualmente transmissíveis, formas de contagio pelo HIV, métodos contraceptivos (numa abordagem adequada ao momento físico e psicologico do aluno) * Elaborar cartazes apartir dessas informações, compondo uma exposição sobre o tema.
* Ter tranqüilidade quanto a sexualidade * Compreender que as manifestações da sexualidadefazem parte da vida e são prazerosas * Conviver menos ansiosamente com o medo de contaminação pelo HIV * Ter respeito e solidariedade na relação com pessoas portadoras do vírus HIV ou portadoras de aids * Valorizar o cuidado com a própria saúde * Reconhecer a necessidade de privacidade para determinadas exprssões da sexualidade * Ponderar que as manifestações de sexualidade exigem momentos e locais adequados * Perceber a importância do consentimento mútuo para o relacionamento a dois.  
Pais, mães e filhos: um pouco sobre a Genética
*Genótipo, Fenotipo * Influencia do meio sobre fenótipo * Noções ssobre doenças hereditárias ‑­
e aneuplodia
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* Realizar experiência sobre incidência estatística de um evento e probabilidade * ‑­
Construir tabela com rótulos e compará-las com outros colegas.
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* Valorizar o conhecimento e a pesquisa cientifica para o entidimento de desturbio ‑­
genéticos.








































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