E. E. F. MOISÉS MARQUES
PLANO ANUAL DE CURSO
Professora: EDÊNIA MARIA ROSA TORQUATO COSTA
Disciplina: Língua Portuguesa Série: 9º ano Ano: 2011
1º BIMESTRE
OBJETIVO GERAL:
· Ampliar o domínio da língua e da linguagem de nossos alunos, procurando para o ensino contextualizado da metalinguagem, construir projetos didáticos concretos que propiciem a utilização real da linguagem ao longo das histórias da vida e do trabalho docente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Identificar as orações subordinadas em textos e frases;
· Empregar, fixar e ampliar estruturas lingüísticas em diversas situações da comunicação oral e escrita;
· Perceber a importância de conhecer obras literárias brasileiras e seus autores;
· Desenvolver a competência de leitura tornando-se um leitor eficiente capaz de compreender os diversos tipos de textos que circulam no meio social;
· Reconhecer e produzir diversos tipos de crônicas explorando os elementos e recursos literários constituídos pelo autor;
· Compreender a gramática que estuda o sentido das palavras e dos enunciados.
CONTEÚDOS:
· Textos:
Ø O homem que conheceu o amor, Affonso Romano de Sant’Anna;
Ø Para quem quer aprender a gostar, Arthur da Távola;
Ø Ana terra, Érico Veríssimo;
Ø Livros literários: O cortiço,Primo Basílio, O seminarista e Casa de Pensão;
Ø Quem são eles: Mílton Santos,portal_milton; Maria das Graças Marçal,Revista Veja; Anita Garibaldi, Enciclopédia Delta; Renato Russo, Folha de São Paulo.
· Ampliando o tema:
Ø Cartas;
Ø Dialogando com a imagem tela o beijo, de Roy Lichtenstein;
Ø Falando sobre mulheres importantes;
Ø Maria Quitéria.
· Gramática e linguagem:
Ø Orações subordinadas substantivas;
Ø Períodos mistos;
Ø A palavra e seus significados: sinônimos/antônimos; hiperônimos/hipônimos e polissemia;
Ø Orações subordinadas adjetivas;
· Produção de textos:
Ø Crônicas do cotidiano (Crônica literária);
Ø Gente que faz a diferença? (Exposição oral).
2º BIMESTRE
OBJETIVO GERAL:
· Compreender os textos orais e escritos com os quais se defrontam em diferentes situações de participação social, interpretando-os corretamente e inferindo as interações de quem os produz.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Perceber como se desenvolve as formações das palavras;
· Ampliar o conhecimento sobre as concordâncias nominais e pronomes relativos;
· Desenvolver a capacidade de leitura e escrita interpretativa;
- Reconhecer e produzir diversos tipos de crônicas explorando os elementos e recursos literários constituídos pelo autor;
· Reconhecer a linguagem oral como meio de expressão, informação e comunicação, participação social e política avançando no uso da variedade.
CONTEÚDOS:
· Textos:
Ø Histórias de mãe e filho, Moacyr Scliar;
Ø As leituras indígenas, Depoimento de Paulo Condini;
Ø ‑
Ø Subsídios para a reforma do mundo, Roberto Pompeu de Toledo;
Ø Da Olivertti ao torpedo, Ricardo Freire;
· Dialogando com a imagem:
Ø Fotos que contam histórias;
Ø Charge, Herbet George Wells;
Ø Charge, Richard Wooolsey.
· Gramática e linguagem:
Ø Formação das palavras;
Ø Estudo dos radicais;
Ø Pronomes relativos;
Ø Concordância nominal.
· Produzindo textos:
Ø Brasil mostra a sua cara;
Ø Crônicas;
3º BIMESTRE
OBJETIVO GERAL:
· Propiciar ao aluno que desenvolva a capacidade de dominar a Língua Portuguesa em diferentes contextos e situações do cotidiano, na forma oral e escrita, dando ênfase à importância da interdisciplinaridade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Empregar, fixar e ampliar estruturas lingüísticas em diversas situações da comunicação oral e escrita;
- Produzir e perceber a importância das Crônicas;
- Ampliar o conhecimento nas figuras de linguagens;
- Enriquecer o vocabulário e aprofundar o estudo relacionado as concordâncias verbais e linguagem figurada.
- Compreender o sentido de várias mensagens orais e escritas;
- Escrever textos dos gêneros previstos;
· Ler textos dos gêneros previstos para o ciclo,combinando estratégias de decifração com estratégias de seleção, antecipação, inferência e verificação.
CONTEÚDOS:
· ‑
· Textos:
Ø Eu queria ter e ser, Ferréz;
Ø Solidariedade, Lya Luft;
Ø Viagem longa, destino incerto..., Rubens Alves.
· Dialogando com a imagem e ampliando o tema:
Ø Foto, Bruno Alves;
Ø Penso e passo, Alice Ruiz;
· Gramática e linguagem:
Ø Linguagem figurada: ironia, antítese, gradação, anáfora e catacrese;
Ø Concordância verbal;
Ø Linguagem figurada: metonímia, eufemismo, sinestesia, aliteração, anacoluto e hipérbato.
· Produzindo textos:
Ø Agenda cultural;
Ø Crônicas;
Ø Debate ao vivo.
4º BIMESTRE
OBJETIVO GERAL:
· Usa os conhecimentos adquiridos por meio da prática de reflexão sobre a língua para expandirem as possibilidades de uso da linguagem e4 a capacidade de análise crítica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Ampliar o conhecimento nas linguagens figuradas;
· Utilizar corretamente a regência verbal;
· Reconhecer e produzir diversos textos;
· Enriquecer seu conhecimento perante crase e versificação;
· Utilizar na linguagem oral e escrita com eficacia.
CONTEÚDOS:
· Texto:
Ø Índio com diploma não é mais índio? , Jorge Terena;
Ø Guardar, Antonio Cícero;
Ø ‑
Ø Quero, Carlos Drumond de Andrade.
· Ampliando o tema:
Ø Educação indígena;
Ø Companheiros, Mia Couto;
Ø Filme: Peixe grande e suas histórias maravilhosas.
· Gramática e linguagem:
Ø Regência verbal;
Ø Crase;
Ø Versificação;
Ø Linguagem figurada: polissíndeto, assíndeto, pleonasmo, elipse e zeugma.
· Produzindo textos:
Ø Jovem empreendedor;
Ø Poesia sem fronteiras.
METODOLOGIA:
· Leitura silenciosa;
· Identificação e compreensão das estruturas gramaticais dentro dos diversos gêneros textuais;
· Utilização da linguagem como forma de comunicação, expressão e participação social;
· Aulas expositivas;
· Estudo dirigido;
· Debate de informações e pesquisas;
· Compreensão dos recursos expressivos, textuais e intencionais;
· Treino ortográfico, exposição oral e uso do dicionário;
· Trabalho em grupo (apresentação em forma de seminário);
AVALIAÇÃO:
- Observação do professor;
- Observação do interesse e aplicação dos alunos;
- Verificação de leitura;
- Auto-avaliação;
- Realização e correção de exercício;
- ‑
- Trabalho em grupo;
- Avaliação escrita.
RECURSOS DIDÁTICOS:
· Livro didático;
· Revistas e jornais;
· Internet;
· Data show;
· Vídeos e DVDs;
· Livros literários;
· Lápis, caneta,caderno, borracha;
PLANO ANUAL DE CURSO
Professoras: PAULA FRANCINETE DE SOUZA FLORENTINO
Disciplina: Educação Física Série: 9º ano Ano: 2011
OBJETIVO GERAL:
Conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações da cultura corporal, adotando, uma postura não-preconceituosa ou discriminatória por razões sociais, sexuais ou culturais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Identificar as relações entre as capacidades físicas básicas e as práticas da cultura corporal de movimentos, adaptando-as aos aspectos relacionados à boa postura;
· Participar de diferentes atividades corporais;
· Adotar uma atitude cooperativa e solidária, sem discriminar o colega;
· Organizar autonomamente alguns jogos, brincadeiras ou outras atividades corporais simples;
· Conhecer, interpretar e valorizar as danças e manifestações populares como forma de resgatar as raízes culturais.
1º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
· Os nutrientes essenciais para uma alimentação saudável;
· A importância das atividades físicas no desenvolvimento do adolescente;
· Carnaval – ritmos e coreografias regionais.
2º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
· O esporte e o desenvolvimento físico do adolescente;
· O esporte e o equilíbrio mental do jovem.
3º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
· O esporte e as relações humanas;
· As lutas e seus princípios.
4º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
· Os esportes alternativos e a natureza;
· Modalidades esportivas e suas regras básicas.
METODOLOGIA:
· Partir sempre da experiência e da realidade concreta do educando;
· Utilizar dinâmicas para incentivo à práticas desportivas;
· Observação direta dos movimentos e posturas naturais;
· Vídeos educativos;
· Danças folclóricas;
· Competições e desafios;
· Jogos, coreografias.
AVALIAÇÃO:
Observar à participação, a desenvoltura, a cooperação, o respeito, a crítica, a valorização de si e do outro, a responsabilidade e relacionamento, considerando o que cada um poderá contribuir para o crescimento social.‑
PLANO ANUAL DE CURSO
Professor: FANCISCO WILLAME RIBEIRO FERREIRA
Disciplina: Inglês Série: 9º ano Ano: 2011
Assimilar a diferença entre a linguagem oral e escrita, para que possam se expressar de maneira equilibrada;
OBJETIVO GERAL:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Conhecer e pronunciar as partes de uma casa e transportes na língua inglesa;
· Desenvolver a capacidade auditiva dos alunos, orientando-os na pronúncia correta das palavras;
· Ampliar seu conhecimento em uma língua estrangeira, principalmente referente às profissões, a membros de sua família, animais, meses e dias do ano;
· Perceber a importância de se conhecer outro idioma além de saber perguntas básicas em inglês utilizando: Who is/are, which, where;
· Saber dizer as horas e os números em inglês, bem como conhecer os vestuários na língua estrangeira estudada;
· Cumprimentar as pessoas em diferentes momentos do dia;
· Conhecer os verbos no presente simples, passado simples, passado progressivo.
1º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
· The city;
· Greentins;
· My family;
· Profissons;
· Animals.
2º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
· Simple Past;
· Simple Present;
· Adjetivs;
· ‑
· Fruits and vegetables;
· Question Wolrd.
3º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
· Past Progressive;
· American English an British English;
· Adjetivs;
· Transports;
· Sports.
4º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
· Future with/Will;
· Use to whp,wich and where;
· Tahe time;;
· Days and dates;
· My house.
METODOLOGIA:
· Análise de textos (atividade oral);
· Aula expositiva;
· Seguir as orientações escritas nos cartazes;
· Fazer com que os alunos observem uma figura e digam o nome dela em inglês;
· Fazer perguntas aos alunos individualmente, orientando as respostas e corrigindo a pronúncia quando necessário;
· Pesquisas (atividade escrita).
AVALIAÇÃO:
- Oral: Avaliando conhecimentos e habilidades de expressão;
- Escrita: sistemática e contínua observando a assimilação dos conteúdos;
- Seminários: Observando postura e atitudes.
RECURSOS DIDÁTICOS:
· Livro didático;
· Revistas e jornais;
· Internet;
· ‑
· Seguir as orientações escritas nos cartazes;
· Fazer com que os alunos observem uma figura e digam o nome dela em inglês;
· Fazer perguntas aos alunos individualmente, orientando as respostas e corrigindo a pronúncia quando necessário;
· Data show;
· Vídeos e DVDs;
· Livros literários;
· Lápis, caneta, caderno, borracha;
PLANO ANUAL DE CURSO
Professora: MARIA ÉDNA RODRIGUES LINHARES
Disciplina: História Série: 9º ano Ano: 2011
OBJETIVO GERAL:
O aluno deverá analisar no processo história da sociedade mudanças e permanências em relação o trabalho, cultura, are e religiosidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Identificar os fatores que contribuíram para os frutos migratórios do século XIX e início do século XX;
· Perceber o impacto da industrialização no meio ambiente;
· Diferenciar as leis abolicionistas no Brasil e reconhecer os limites da lei Área a emancipação plena dos escravos;
· Desenvolver uma atitude de repúdio às guerras e outras formas de violências e de valorização do diálogo, da tolerância e da justiça;
· Posicionar-se contra as guerras e favor da resolução pacífica e negociada dos conflitos, agindo no sentido de promover uma cultura de paz;
· Caracterizar política populista na América Latina especialmente no o caso brasileiro de Getúlio Vargas;
· Relacionar a luta de independência das colônias o contexto da Guerra Fria, reconhecendo, porém, os aspectos particulares de cada região;
· Relacionar os golpes de Estado que implantaram as ditaduras militares no Brasil e no Chile;
· Reconhecer e explicar as principais características do regime militar que se implantou no Brasil em 1964;
· Caracterizar o processo de globalização compreendendo as suas contradições e o debate que divide os defensores e os críticos desse fenômeno;
· ‑
· Refletir sobre alguns desafios colocados para a humanidade no novo milênio, como a preservação da natureza e o combate a pobreza e a intolerância.
1º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
· A era do imperialismo;
· A república chega no Brasil.
2º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
· A primeira Guerra e a Revolução Russa;
· A crise do capitalismo e Segunda Guerra Mundial.
3º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
· A Era Vargas;
· O mundo bipolar.
4º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
· Democracia e ditadura no Brasil;
· A nova Ordem Mundial.
METODOLOGIA:
· Análise de textos (atividade oral);
· Aula expositiva;
· Leitura de mapas;
· Pesquisas (atividade escrita).
AVALIAÇÃO:
- Oral: Avaliando conhecimentos e habilidades de expressão;
- Escrita: sistemática e contínua observando a assimilação dos conteúdos;
- Seminários: Observando postura e atitudes.
RECURSOS DIDÁTICOS:
· Livro didático;
· Revistas e jornais;
· Internet;
· ‑
· Data show;
· Vídeos e DVDs;
· Livros literários;
· Lápis, caneta, caderno, borracha;
PLANO DE CURSO DE GEOGRAFIA
Professora: MARIA ÉDNA RODRIGUES LINHARES
Disciplina: Geografia Série: 9º ano Ano: 2011
OBJETIVO GERAL:
Desenvolver o espírito critico no aluno para que ele compreenda a realidade do mundo em que vive e as transformações que nele ocorrem reconhecendo as questões geográficas como relação complexa de fragmentação e globalização.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Adquirir conhecimentos básicos de geografia, compreender e especializar as múltiplas relações nas diferentes sociedades em diferentes épocas;
- Desenvolver a capacidade de analisar e interpretar textos e mapas;
- Identificar e localizar o continente europeu, asiático, Oceania e Antártida;
- Caracterizar os aspectos físicos, população, economia e cultura;
- Identificar e debater os diversos conflitos que ocorrem nos continentes citados;
- Conceituar Estado, Território e Nação;
- Identificar as características de um mundo globalizado.
- Oferecer ao aluno uma visão geral do espaço geográfico mundial.
1º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
- UNIDADE 1 – Países e conflitos mundiais
1 – Estado, território e nação.
2 – As grandes guerras e a Guerra Fria
3- Conflitos atuais: as razões e os principais focos
4 – Terrorismo
UNIDADE 2 – Globalização e organização mundiais
1 – A globalização e seus efeitos
2 – Globalização e meio ambiente
‑ - 3 – Organizações políticas internacionais e regionais
4 – Organização econômica
2º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
- UNIDADE 3 – Europa I
1 – Quadro natural e problemas ambientais da Europa
2 – A população européia
3 – A economia européia
4 – Os países da Europa
UNIDADE 4 – Europa II
1 – A Europa Oriental e a crise do socialismo
2 – Europa Oriental: economia
3 – A União Européia
4 – A CEI (Comunidade dos Estados Independentes)
3º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
- UNIDADE 5 – Ásia I
1 – Ásia: um continente de contrastes
2 – A população da Ásia
3 – A economia do continente asiático
4 – As civilizações asiáticas e suas religiões
‑
UNIDADE 6 – Ásia II
1 - Rússia: um país em transição
2 – O Japão e os Tigres Asiáticos
3 – China: um universo dentro do mundo
4 – Índia: tradição e modernidade
4º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
- UNIDADE 5 – Ásia I
1 – Ásia: um continente de contrastes
2 – A população da Ásia
3 – A economia do continente asiático
4 – As civilizações asiáticas e suas religiões
UNIDADE 6 – Ásia II
1 - Rússia: um país em transição
2 – O Japão e os Tigres Asiáticos
3 – China: um universo dentro do mundo
4 – Índia: tradição e modernidade
METODOLOGIA:
· Análise de textos (atividade oral);
· Aula expositiva;
· Leitura de mapas;
· Pesquisas (atividade escrita).
AVALIAÇÃO:
- Oral: Avaliando conhecimentos e habilidades de expressão;
- Escrita: sistemática e contínua observando a assimilação dos conteúdos;
- Seminários: Observando postura e atitudes.
‑
RECURSOS DIDÁTICOS:
· Livro didático;
· Revistas e jornais;
· Internet;
· Data show;
· Vídeos e DVDs;
· Livros literários;
· Lápis, caneta, caderno, borracha;
PLANO DE CURSO
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
PROFESSOR:FRANCISCO WILLAME RIBEIRO FERREIRA
RELAÇÃO DE CONTEÚDO 9º ANO
1º Bimestre
TERRA E UNIVERSO
Capítulo
Conteúdos conceituais
Conteúdos procedimentais
Conteúdos atitudinais
Velocidade e aceleração
*Queda livre e as idéias de Galileu sobre este tema * Movimento em velocidade de constante * Movimento acelerado e aceleração da gravidade.
* Construir um relógio de água * Empregar este relógio para verificar as idéias de Galileu sobre a queda livre.
* Apreciar o entendimento das regularidades da natureza * Valorizar a observação como um importante meio para obter informações
Massa, força e aceleração
*Massa verso peso * Noção da contribuição de Newton para o entendimento entre massa, força e aceleração * Dinamômetro e balança de um prato * A gangorra e a balança de dois pratos * *Centro da gravidade * Noção de equilíbrio estático * Exemplos cotidianos simples da dos conceitos de centro de gravidade e equilíbrio estático.
* Projetar e construir um móbile decorativo, utilizando o conceito de equilíbrio de uma balança * Determinar experimentalmente o centro de gravidade de um figura feita de cartolina.
*Apreciar o entendimento das regularidades da natureza * Valorizar a observação como importante meio para obter informação * Ponderar que os avanços técnicos são, quase sempre, conseqüência da utilização de princípios científicos * Interessar-se pelas idéias cientificas e pela ciência como maneira de entender melhor o mundo que nos cerca.
Newton e a gravitação
*Noções triviais da dinâmica do movimento circular * Geocentrismo verso heliocentrismo * Contribuição de Galileu Para a ‑
Astronomia * Contribuição de Newton para a Astronomia * Breves noções de gravitação universal.
‑
* Utilizar materiais simples para demonstrar a atuação de centrípeta sobre um corpo em movimento circular * Coletar e ‑
listar situações cotidianas de movimentos em que há resultante centrípeta agindo sobre um corpo.
‑
*Apreciar o entendimento das regularidades da natureza * Valorizar a observação como importante meio para obter ‑
informação * Ponderar que os avanços técnicos são, quase sempre, conseqüência da utilização de princípios científicos * Interessar-se pelas idéias cientificas e pela ciência como maneira de entender melhor o mundo que nos cerca.
‑
Regularidades celestes
*Movimentos anuais aparentes do Sol em relação a um observador posicionado na Terra * Movimento da Terra relacionado ao Sol * As linhas imaginarias do Equador e os Trópicos e sua relação com os solstícios e equinócios * A passagem do sol pela constelação do zodíaco, enendida como conseqüência do movimento da Terra em relaçõa ao redor do Sol * Explicação para as fases da Lua * Explicação para os eclipses.
* Construir um modela para a passagem do Sol pele constelação dos zodíaco * Construir um modelo para entender solícitos e equinócios * Integrar ambos os modelos.
* Apreciar o entendimento das regularidades da natureza * Valorizar a observação como um importante meio para obter informações * Valorizar os conhecimentos de povos antigos para explicar os fenômenos celestes.
Garrafa térmica, estufa e aquecimento global
*Temperatura * Escala termométrica Celsius * Calor e equlibrio térmico *Processo de transferência de calor(condução conversão e irradiação) e sua presença no cotidiano * Efeito estufa e vida na Terra * Aquecimento global por gases originários da ‑
atividade humana.
‑
* Investigar e experimentar a troca de calor por condução * Reunir noticias sobre efeito estufa e montar um mural com elas, a fim de evidenciar que a Ciencia é um processo dinâmico e que ela não tem a resposta pronta para todas as questões.
* Ponderar que os avanços técnicos são, quase sempre, conseqüência da utilização de princípios científicos * Valorizar a observação como um importante meio para obter informações * Valorizar as medidas de proteção ambiental como promotoras da ‑
qualidade de vida.
2º Bimestre
TECNOLOGIA E SOCIEDADE
Capítulo
Conteúdos conceituais
Conteúdos procedimentais
Conteúdos atitudinais
Cargas elétricas
*Interação entre cargas elétricas* Eletrização por atrito *Condutores elétricos e isolantes elétricos * Eletrização por contato * Aterramento de um objeto * Descargas elétricas.
* Manipular materiais simples para realizar um experimento de eletrização por atrito.
* Estar consciente da origem de choque que pode acontecer, em épocas de ar seco, ao tocar em objetos metálicos, tais como maçanetas e carcaças e automóveis * Reconhecer a importância dos pára-raios na prevenção de acidentes fatais.
Geração e aproveitamento de energia elétrica
*Noção sobre diferença de potencial elétrico e uso do voltímetro * Pilhas e baterias: dispositivos para manter diferença de potencial * Conceito de corrente elétrica * Circuito elétrico aberto e circuito elétrico fechado *Papel de um interruptor * Aproveitamento de energia elétrica em aparelhos domésticos * Formas de geração de energia elétrica * Riscos de curto-circuito: uso de fusíveis e disjuntores * Riscos de choques elétricos: uso do fio terra.
* Elaborar um texto de radio (com 30segundos) que informe à população sobre sobre o risco de substituir fusíveis por moedasou pedaços de arame * Apresentar em publico esse texto *Comparar e classificar diferentes equipamentos de uso cotidiano segundo dua finalidade, consumo de energia e princípios de funcionamento.
* Estar sensibilizado aos cudados básicos com a eletricidade * * Interessar-se pelas idéias cientificas e pela ciência como maneira de entender melhor o mundo que nos cerca * Ponderar que os avanços técnicos são, quase sempre, conseqüência da utilização de princípios científicos *Perceber que muito do conforto da vida deve à utilização de progressos cientifico.
Bussolas-, ímãs, discos rígidos e magnetismo terrestre
*Ímã: pólos norte e sul * Atração e repulsão entre pólos magnéticos * ‑
Magnetismo terrestre * Ação de ímãs sobre discos rígidos, disquetes e cartões magnéticos.
‑
* Realizar um experimento que evidencie a influencia de uma corrente ‑
elétrica sobre a agulha de uma bússola.
‑
* Interessar-se pelas idéias cientificas e pela ciência como maneira de entender ‑
melhor o mundo que nos cerca.
‑
Substancias químicas e suas propriedades (I)
*Ponto de fusão e ponto de ebulição * Densidade * Relação entre densidade e flutuação * Misturas homogêneas e misturas heterogêneas * Comceito de solução * Separação de misturas.
* Experimentar técnicas de sepração e misturas homogêneas e de misturas heterogeneas
* Interessar-se pelas idéias cientificas e pela ciência como maneira de entender melhor o mundo que nos cerca.
Reações químicas: uma abordagem microscópica
*Conceito de trasformação química: reagentes e produtos * Noções sobre o aparecimento do modelo atômico de Dalton, fundamentado nas reações químicas * Elementos químicos e seus símbolos versus substancias químicas e sua fórmulas.
* Utilizar moedas, fichas ou moedas para elaborar modelos que representem, em nível microscópico, alumas reações químicas (não muito complexas).
* Interessar-se pelas idéias cientificas e pela ciência como maneira de entender melhor o mundo que nos cerca.
Substancias químicas e suas propriedades (II)
*Noçõea sobre ligações químicas * Algumas substancias químicas de importância cotidiana * Nooções sobre substancias iônicas, substancias moleculares e substancias metálicas e sua propriedades * Noções sobre distribuição eletrônica nas camadas e suas e sua implicações na previsão de ligação química.
* Prever se uma substancia é iônica, molecular ou metálica, com base em sua formula e consultando a tabela periódica.
* Interessar-se pelas idéias cientificas e pela ciência como maneira de entender melhor o mundo que nos cerca *Perceber que muitos dos confortos da vida moderna se deve à utilização de progressos da Química * Prestar atenção aos rótulos de produtos industrializados.
Industria química e sociedade
*Processos químicos para a para obtenção de alguns materiais ‑
de interesse do mercado consumidor *Exemplos e processos de transformação de recursos naturaisem produtos de interesse do mercado consumidor * Petroleo, carvão mineral, ar, água do mar e minerais como importante recursos naturais usados no sitema produtivo.
‑
* Busacr informação sobre a produção de substancias químicas ‑
presentes no cotidiano * Elaborar tabela com dados escolhidos por toda classe sobre produros uso cotidiano e sua respectiva origem (matérias-primas).
‑
* Valorizar mediads de proteção ambiental como ‑
promotoras da qualidade devida * Percebver que muito do conforto da vida moderna se deve ao à utilização de processo da química * Prestar atenção aos rótulos de produtos industrializados.
‑
Luz e calor
*Propagação retilínea da luz * Conceito de raio e de luz, de fonte luminosa e de corpo iluminado * A luz branca é omposta por varias cores * A absorção de luze a cor dos objetos * Cores primarias de luz * Cores primarias de corante.
* Demostrar experimentalmente a propagação retilínea da luz * Manipular materiais simples para constatar que a cor da luz utilizada para iluminar objetos influencia com a cor que vemos.
* Interessar-se pelas idéias cientificas e pela ciência como maneira de entender melhor o mundo que nos cerca * Perceber que muitos princípios científicos estão presentes em nossa vida cotidiana.
Luz, sombras e espelhos
*Propagação retilínea da luz e formação de sombras * Sombra e penumbra * Noções sobre reflexo da luz e reaçõa da luz * Noções sobre espelho plano, espelhos côncavos e espelhos convexos e a presença deles no cotidiano.
* Investigar a formação de imagens em espelhos planos * Investigar a formação de imagens em espelhos convexos e espelhos côncavos, usando uma colher limpa, polida e não riscada.
* Interessar-se pelas idéias cientificas e pela ciência como maneira de entender melhor o mundo que nos cerca * Perceber que muitos princípios científicos estão presentes em nossa vida cotidiana.
Ondas eletromagnéticas
*Noções sobre difwrença entre ondas mecânicas e ondas eletromagnéticas * Noções de ondas eletromagnéticas na presença do cotidiano.
* Realizar uma demonstração simples relacionadas as ondas eletromagnéticas.
* Ponderar que os avanços técnicos são, quase sempre, conseqüência da utilização de princípios científicos * Interessar-se pelas idéias cientificas e pela ciência como maneira de entender melhor o mundo que nos cerca
3º Bimestre
VIDA E AMBIENTE
Capítulo | Conteúdos conceituais | Conteúdos procedimentais | Conteúdos atitudinais |
A evolução da diversidade | *Adaptação e sobrevivência * Fósseis como objeto de estudo cientifico * Fósseis como precioso registro da historia evolutiva * Evolução e seleção natural Noção da concepção cientifica sobre a origem da vida. | * Coletar informação de Charles Darwin e sua histórica viagem a bordo do Beagle, com destaque às evidencias que o conduzia à elaboração da Teoria da Seleção Natural. | * Concretizar-se da importância das pesquisas geológicas e paleontológicas para desvendar passado do planeta * Valorizar a vida em sua diversidade * Valorizar a proteção das diferentes formas de vida. |
Reprodução dos seres vivos e variabilidade dos descendentes | *Ciclos reprodutivos * Reprodução a sexuada * Noção de reprodução assexuada para a variabilidade dos descendentes. | * Coletar informações sobre o cilco da vida de um animal, ou grupo de animais,de escolha de cada aluno (ou equipe) * Organizar essas informações e elaborar um cartaz _ com textos, desenhos e colagens _ que mostre esse ciclo * Coletar informações sobre o ciclo de vida de uma planta ou grupo de plantas de plantas, de escolha de cada aluno (ou equipe) * Organizar essas informações e elaborar um cartaz _ com textos, desenhos e colagens | * Valorizar a vida em sua diversidade * Valorizar a proteção das diferentes formas de vida. |
4º Bimestre
SER HUMANO E SAÚDE
Capítulo
Conteúdos conceituais
Conteúdos procedimentais
Conteúdos atitudinais
Reprodução humana e responsabilidade
*Filosofia reprodutiva humana * Anatomia interna dos órgão genitais masculino e feminino * Papel do homem e da mulher na fecundação * Ovulação e mestruação * Gravidez e parto * Poluções noturnas * Gravidez desejada e indesejada * Cilco mestrual e gravidez * Exemplos de métodos anticoncepcionais * Doenças sexualmente transmissíveis (DST) e formas de prevenção * Aids, sua vias de transmissão e suas formas de prevenção * Distinção entre portadores de HIV e acometido pelo aids * Comparação entre as formas de contato que propicia o contagio pelo HIV e as que envolvem risco de contaminação * Aborto natural e aborto provocado * Prostituição infantil.
* Buscar informações sobre o desenvolvimento do feto durante a gestação e sobre os efeitos do álcool e do fumona criança em gestação * Reunir informações (textos, foto, ilustrações) acerca dos temas: gravidez desejada e indesejada, doenças sexualmente transmissíveis, formas de contagio pelo HIV, métodos contraceptivos (numa abordagem adequada ao momento físico e psicologico do aluno) * Elaborar cartazes apartir dessas informações, compondo uma exposição sobre o tema.
* Ter tranqüilidade quanto a sexualidade * Compreender que as manifestações da sexualidadefazem parte da vida e são prazerosas * Conviver menos ansiosamente com o medo de contaminação pelo HIV * Ter respeito e solidariedade na relação com pessoas portadoras do vírus HIV ou portadoras de aids * Valorizar o cuidado com a própria saúde * Reconhecer a necessidade de privacidade para determinadas exprssões da sexualidade * Ponderar que as manifestações de sexualidade exigem momentos e locais adequados * Perceber a importância do consentimento mútuo para o relacionamento a dois.
Pais, mães e filhos: um pouco sobre a Genética
*Genótipo, Fenotipo * Influencia do meio sobre fenótipo * Noções ssobre doenças hereditárias ‑
e aneuplodia
‑
* Realizar experiência sobre incidência estatística de um evento e probabilidade * ‑
Construir tabela com rótulos e compará-las com outros colegas.
‑
* Valorizar o conhecimento e a pesquisa cientifica para o entidimento de desturbio ‑
genéticos.
‑
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