quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

PLANO DE CURSO DE ESTUDANDO E ENTENDENDO O ARACATI




                               ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL MOISÉS MARQUES

PLANO DE CURSO:   ESTUDANDO E ENTENDENDO ARACATI

ANO:     ao     

   BIMESTRE           

OBJETIVOS
CONTEÚDOS
METODOLOGIA
l  Você e o município de Aracati.
l  Aracati, as crianças e o governo.
l  Relevo, clima, vegetação e hidrografia.
l  Como se formou o município de Aracati.
l  Limites do município de Aracati.
l  Localização dos municípios.
l  O homem povoa e organiza o espaço.
l  Campo e cidade se completam.
l  Aracati e os poderes municipais.
l  A vegetação varia de acordo com o clima.
l  Complexo vegetal litorâneo.
l  Manguezais.
l  Vegetação de dunas.

l  Estabelecimento e demonstração  de relações  entre homem e meio ambiente.
l  Pesquisa em fontes diversas.
l  Observação e escolha de textos e mapas.
l  Generalização de conhecimentos.
l  Apresentação de seminários.
l  Exposição de vídeos.



















    BIMESTRE


OBJETIVOS
CONTEÚDOS
METODOLOGIA
l  Cultura e folclore .
l  Turismo e lazer.
l  Organização Política do Município.
l  O patrimônio cultural de Aracati.
l  Monumentos.
l  A administração  do município nos últimos 50 anos.

l  A rendeira.
l  Imóveis tombados pelo IPHAN.
l  Artistas da terra aracatiense.
l  A Bandeira municipal de Aracati.
l  Hino de Aracati.
l  A competência do Executivo Municipal.
l  Prefeitos e vereadores do município.
l  Exposição de trabalhos realizados pelas rendeiras locais.
l  Pesquisas em jornais antigos ( locais ou não ).
l  Aula expositiva e de campo .
l  Visitas em museus, casas históricas e outros.










   BIMESTRE
OBJETIVOS
CONTEÚDOS
METODOLOGIA
l  Como vivem as pessoas em Aracati.
l  Economia.
l  Aspectos econômicos.
l  Extrativismo vegetal.
l  Plano de estrutura urbana de Aracati.
l  Fortalezas e fraquezas.
l  Trânsito urbano.
l  Área central – Conflito: Veículo x Pedestre.
l  Comércio: Compra e venda.
l  Agricultura.
l  Pecuária.
l  Distritos.
l  Comércio: zona urbana x zona rural.
l  Pesquisa em feiras livres e comércios.
l  Exposição de murais.
l  Explanação das pesquisas realizadas.
l  Localização, descrição e comparação de informações.
l  Generalização de conhecimentos.







  BIMESTRE
OBJETIVOS
CONTEÚDOS
METODOLOGIA
l  O Brasil foi descoberto no ceará
l  nomenclatura pública(praças,travessas,ruas)
l  aspectos históricos
l  comparação nacional.
l  Primeiros desbravadores
l  fortalezas e fraquezas
l  leis municipais
l  artistas da terra
l  artistas que saíram da terra
l  reconhecimento nacional do município.
l  Pesquisas extra-classe
l  leitura de autores regionais
l  produção de vídeos
l  conversação com moradores mais velhos.
l  Observação individual de aspectos curiosos e particulares

Nenhum comentário:

Postar um comentário