ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL MOISÉS MARQUES
PLANO DE CURSO: ESTUDANDO E ENTENDENDO ARACATI
ANO: 1º ao 5º
1º BIMESTRE
OBJETIVOS | CONTEÚDOS | METODOLOGIA |
l Você e o município de Aracati. l Aracati, as crianças e o governo. l Relevo, clima, vegetação e hidrografia. | l Como se formou o município de Aracati. l Limites do município de Aracati. l Localização dos municípios. l O homem povoa e organiza o espaço. l Campo e cidade se completam. l Aracati e os poderes municipais. l A vegetação varia de acordo com o clima. l Complexo vegetal litorâneo. l Manguezais. l Vegetação de dunas. | l Estabelecimento e demonstração de relações entre homem e meio ambiente. l Pesquisa em fontes diversas. l Observação e escolha de textos e mapas. l Generalização de conhecimentos. l Apresentação de seminários. l Exposição de vídeos. |
3º BIMESTRE
OBJETIVOS | CONTEÚDOS | METODOLOGIA |
l Cultura e folclore . l Turismo e lazer. l Organização Política do Município. l O patrimônio cultural de Aracati. l Monumentos. l A administração do município nos últimos 50 anos. | l A rendeira. l Imóveis tombados pelo IPHAN. l Artistas da terra aracatiense. l A Bandeira municipal de Aracati. l Hino de Aracati. l A competência do Executivo Municipal. l Prefeitos e vereadores do município. | l Exposição de trabalhos realizados pelas rendeiras locais. l Pesquisas em jornais antigos ( locais ou não ). l Aula expositiva e de campo . l Visitas em museus, casas históricas e outros. |
2º BIMESTRE
OBJETIVOS | CONTEÚDOS | METODOLOGIA |
l Como vivem as pessoas em Aracati. l Economia. l Aspectos econômicos. l Extrativismo vegetal. l Plano de estrutura urbana de Aracati. | l Fortalezas e fraquezas. l Trânsito urbano. l Área central – Conflito: Veículo x Pedestre. l Comércio: Compra e venda. l Agricultura. l Pecuária. l Distritos. l Comércio: zona urbana x zona rural. | l Pesquisa em feiras livres e comércios. l Exposição de murais. l Explanação das pesquisas realizadas. l Localização, descrição e comparação de informações. l Generalização de conhecimentos. |
4º BIMESTRE
OBJETIVOS | CONTEÚDOS | METODOLOGIA |
l O Brasil foi descoberto no ceará l nomenclatura pública(praças,travessas,ruas) l aspectos históricos l comparação nacional. | l Primeiros desbravadores l fortalezas e fraquezas l leis municipais l artistas da terra l artistas que saíram da terra l reconhecimento nacional do município. | l Pesquisas extra-classe l leitura de autores regionais l produção de vídeos l conversação com moradores mais velhos. l Observação individual de aspectos curiosos e particulares |
Nenhum comentário:
Postar um comentário