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PLANO ANUAL DE CURSO
Professora:MARIA ÉDNA RODRIGUES LINHARES
Disciplina: História Série: 8º ano Ano: 2011
OBJETIVO GERAL:
O aluno deverá analisar no processo história da sociedade mudanças e permanências em relação o trabalho, cultura, are e religiosidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Compreender a importância da educação para a formação dos indivíduos;
· Reconhecer o conflito entre colônias paulistas e membros da campanha de Jesus como resultado de divergências relacionadas à escravidão dos indigentes;
· Comparar a sociedade mineira e a açucareira, identificando interpretações diferentes sobre a possibilidade de ascensão social;
· Compreender a situação do trabalho infantil no início da industrialização, assim como no Brasil atual;
· Caracterizar a política fiscal inglesa aplicada nas treze colônias depois da Guerra dos sete anos e perceber a relação entre esse fato e processo de independência;
· Compreender as características do governo de Napoleão Bonaparte, diferenciando s esferas econômicas, políticas e jurídicas;
· Relacionar a vinda da família real para o Brasil com a abertura dos portos, compreendendo o seu significado no processo de independência do Brasil;
· Entender os movimentos revolucionários do século XIX na Europa quanto as suas motivações, reivindicações e idéias;
· Identificar a composição social e as propostas defendidas por restauradores, liberais moderados e liberais exaltados;
· Conhecer a história dos direitos humanos, valorizá-los e atuar para que eles sejam respeitados;
· ‑
· Reconhecer os efeitos gerados no Brasil pela abolição do trafico negreiro em 1850.
1º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
· A expansão da America portuguesa;
· A época do ouro no Brasil.
2º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
· Das Revoluções Inglesas à Revolução Industrial;
· Revolução na America e na Europa.
3º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
· A era de Napoleão e a independência da America espanhola;
· A independência do Brasil e o primeiro reinado.
4º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
· Revoluções na Europa e a expansão dos EUA;
· Brasil da regência do segundo reinado
METODOLOGIA:
· Análise de textos (atividade oral);
· Aula expositiva;
· Leitura de mapas;
· Pesquisas (atividade escrita).
AVALIAÇÃO:
- Oral: Avaliando conhecimentos e habilidades de expressão;
- Escrita: sistemática e contínua observando a assimilação dos conteúdos;
- Seminários: Observando postura e atitudes.
RECURSOS DIDÁTICOS:
· Livro didático;
· Revistas e jornais;
· Internet;
· Data show;
· ‑
· Vídeos e DVDs;
· Livros literários;
· Lápis, caneta, caderno, borracha;
PLANO ANUAL DE CURSO
Professoras: Paula Francinete de Souza Florentino
Disciplina: Educação Física Série:8º ano Ano: 2011
OBJETIVO GERAL:
Conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações da cultura corporal, adotando, uma postura não-preconceituosa ou discriminatória por razões sociais, sexuais ou culturais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Identificar as relações entre as capacidades físicas básicas e as práticas da cultura corporal de movimentos, adaptando-as aos aspectos relacionados à boa postura;
· Participar de diferentes atividades corporais;
· Adotar uma atitude cooperativa e solidária, sem discriminar o colega;
· Organizar autonomamente alguns jogos, brincadeiras ou outras atividades corporais simples;
· Conhecer, interpretar e valorizar as danças e manifestações populares como forma de resgatar as raízes culturais.
1º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
· Os nutrientes essenciais para uma alimentação saudável;
· A importância das atividades físicas no desenvolvimento do adolescente;
· Carnaval – ritmos e coreografias regionais.
2º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
· O esporte e o desenvolvimento físico do adolescente;
· O esporte e o equilíbrio mental do jovem.
3º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
· O esporte e as relações humanas;
· As lutas e seus princípios.
4º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
· Os esportes alternativos e a natureza;
· Modalidades esportivas e suas regras básicas.
METODOLOGIA:
· Partir sempre da experiência e da realidade concreta do educando;
· Utilizar dinâmicas para incentivo à práticas desportivas;
· Observação direta dos movimentos e posturas naturais;
· Vídeos educativos;
· Danças folclóricas;
· Competições e desafios;
· Jogos, coreografias.
AVALIAÇÃO:
Observar à participação, a desenvoltura, a cooperação, o respeito, a crítica, a valorização de si e do outro, a responsabilidade e relacionamento, considerando o que cada um poderá contribuir para o crescimento social.
PLANO ANUAL DE CURSO
Professora: Francisco Willame Ribeiro Ferreira
Disciplina: Educação e Artes Série: 8º ano Ano: 2008
OBJETIVO GERAL:
Observar,estudar e compreender as diferentes obras de artes visuais, artísticas e movimentos artísticos produzidos em diversas culturas(regional,nacional e internacional) e em diferentes tempos da história.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Conhecer as nossas potencialidades culturais;
- Estimular os alunos a capacidade de criticidade;
- Levar o aluno a identificar e argumentar criticamente as artes visuais numa concepção histórica, política e social;
- Preparar o aluno para a compreensão da música assim como, a valorização da dança e as manifestações populares;
- Valorizar a linguagem visual como instrumento de comunicação e registro do pensamento;
- Valorizar a dança como expressão corporal, emotivo e criativo.
1º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
- A arte;
- O que é a arte?
- Neurônios em ação;
- A importância das cores;
- Produção textual – Histórias em quadrinhos;
- Datas comemorativas.
2º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
- Artista pré-histórico;
- Os artistas da música;
- A arte e os sonhos;
- ‑
- Exploração de imagens;
- Datas comemorativas.
3º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
· Produção artística individual e em grupo;
· A história do teatro brasileiro;
· A arte de dançar;
· Manifestações e danças folclóricas;
· Comportamento humano;
· Datas comemorativas.
4º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
· Formas de linguagem relacionada à arte;
· Diferenças culturais;
· Produções textuais literárias (poesias, paródias, etc);
· Datas comemorativas.
METODOLOGIA:
· Aula expositiva;
· Análises de formar e cores presentes nas modalidades compositivas;
· Apresentações de peças teatrais (dramatizações, pesquisas relacionadas a arte, a música, etc);
· Debate relacionado as diferentes culturas;
· Trabalhos em grupos;
· Criações de textos literários (poesias, paródias, etc).
AVALIAÇÃO:
- Observação da participação do aluno em classe;
- Trabalhos individuais e/ou em grupo;
- Avaliações escritas.
PLANO ANUAL DE CURSO
Professora:
Disciplina: Geografia Série: 8º ano Ano: 2011
OBJETIVO GERAL:
Analisar e comparar, inter disciplinarmente, as relações entre preservação e degradação da vida no planeta, tendo em vista o conhecimento dos fenômenos culturais, econômicos, tecnológicos e políticos que incidem sobre a natureza, nas diferentes escolas: local, regional, nacional e global.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-Identificar e localizar o continente americano;
-Identificar a origem do sistema capitalista e seus períodos históricos;
-Conceituar a Organização das Nações Unidas (ONU);
-Descrever as principais características: do relevo, hidrografia, clima do continente americano;
-Descrever o processo de colonização da América Anglo-Saxônica, América Latina;
-Explicar a forte presença dos Estados Unidos no comércio mundial;
-Descrever as características econômicas da América Anglo-Saxônica e América Latina;
-Identificar a os países Andinos, platinos e as Guianas;
-Caracterizar as diferenças econômicas regionais;
-Identificar a origem do sistema capitalista e seus períodos históricos;
-Conceituar a Organização das Nações Unidas (ONU);
-Descrever as principais características: do relevo, hidrografia, clima do continente americano;
-Descrever o processo de colonização da América Anglo-Saxônica, América Latina;
-Explicar a forte presença dos Estados Unidos no comércio mundial;
-Descrever as características econômicas da América Anglo-Saxônica e América Latina;
-Identificar a os países Andinos, platinos e as Guianas;
-Caracterizar as diferenças econômicas regionais;
1º BIMESTRE - CONTEÚDOS:
- UNIDADE 1 – Geografia e regionalização do espaço
1 – O mundo dividido: países capitalistas e socialistas
2 – Regionalização pelo nível de desenvolvimento
3 – Países do Norte e países do Sul
4 – Regionalização de acordo com o IDH
UNIDADE 2 – Economia global
1 – A economia mundial
2 – As transnacionais
‑ - 3 – Os financiadores da economia mundial
4 – Os blocos econômicos
2º BIMESTRE - CONTEÚDOS:
- UNIDADE 3 – O continente americano
1 – A localização e a regionalização
2 – A formação histórica do continente americano
3 – O continente americano: relevo e hidrografia
4 – Clima e vegetação
UNIDADE 4 – A população e a economia da América
1 – A população da América
2 – Atividades do setor primário na América
3 – O desenvolvimento do setor secundário
4 – O crescimento do setor terciário
3º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
- UNIDADE 5 – A América do Norte.
1 – Estados Unidos: território e população
2 – Estados Unidos: potência econômica e militar
3 – Canadá: o maior país da América
4 – México: entre os países ricos e os países pobres
UNIDADE 6 – América Central, América Andina e Guianas.
1 – América Central: ístmica e insular
2 – América Andina: Chile, Bolívia e Peru
3 – América Andina: Venezuela, Equador, e Colômbia
4 – Guianas, Suriname e Guiana Francesa
4º BIMESTRE – CONTEÚDOS:
- UNIDADE 7 – América Platina.
1 – América Platina
2 – O Paraguai
‑ - 3 – O Uruguai
4 – A Argentina
UNIDADE 8 – O Brasil.
1 – Política externa brasileira
2 – Brasil: potência regional
3 – O Brasil e as organizações internacionais
4 – O Brasil no mundo globalizado
METODOLOGIA:
· Análise de textos (atividade oral);
· Aula expositiva;
· Leitura de mapas;
· Pesquisas (atividade escrita).
AVALIAÇÃO:
- Oral: Avaliando conhecimentos e habilidades de expressão;
- Escrita: sistemática e contínua observando a assimilação dos conteúdos;
- Seminários: Observando postura e atitudes.
RECURSOS DIDÁTICOS:
· Livro didático;
· Revistas e jornais;
· Internet;
· Data show;
· Vídeos e DVDs;
· Livros literários;
· Lápis, caneta, caderno, borracha.PLANO ANUAL DE CURSO
PROFESSOR:FRANCISCO WILLAME RIBEIRO FERREIRA
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
1º BIMESTRE
RELAÇÃO DE CONTEÚDO 8º ANO
SER HUMANO E SAÚDE
Capítulo
Conteúdos Atitudinais
Corpo humano:
Um todo formado por muitas partes
- Corpo humano como um todo integrado
- Níveis de estudo do organismo humano: células,tecidos,órgãos e sistemas.
- Diferença entre respiração pulmonar e respiração celular.
- Exemplos da integração entre o funcionamento do sistema
- Elaborar texto para comercial de rádio (com 30 segundos) sobre cada um dos seguintes temas de importância para a saúde: lazer, repouso, silêncio, alimentação, exame médico periódico, álcool, fumo, outras drogas, automedicação, etc.
- Expor em público os textos produzidos
- Ter uma postura crítica diante de anúncios publicitários flagrantemente enganosos, principalmente os referentes à saúde e ao corpo.
- Valorizar o repouso, o silêncio e o lazer como fundamentais à manutenção da saúde.
- Recusar a oferta de álcool, fumo e outras drogas.
- Não se automedicar.
- Valorizar o cuidado com a própria saúde
Ossos e Músculos
- Ossos - Articulações
- Ligamentos - Músculos esqueléticos - Músculos lisos - Músculo cardíaco - Tendões - Atuação conjunta de músculos esqueléticos e ossos - Comparação com alguns movimentos do corpo humano e os tipos de alavancas - Coluna vertebral
- Evidenciar experimentalmente que os movimentos dos dedos médio e anular não são totalmente independentes (o que ajuda a entender o conceito de tendão)
- Ser consciente da importância dos exercícios físicos para a saúde - Ser consciente de que problemas podem decorrer da prática de exercícios físicos sem orientação adequada e sem acompanhamento médico periódico – Ponderar sobre os riscos representados pelos esteróides anabolizantes.
Nós “somos” o que comemos?
- Nutrientes e suas funções (energética,plástica, reguladora) – sistema digestório – Processamento dos alimentos: ingestão, digestão, absorção e eliminação – Conteúdo energético dos alimentos – Prejuizos à saude decorrentes do consumo excessivo de açúcar e de gorduras – Alimentação adequada como fator essencial para o crescimento e o desenvolvimento – Alimentação e diversidade cultural
- Manusear materiais caseiros a fim de realizar experimentos que ajudem a entender o papel das enzimas digestivas e a atuação da bile – Utilizar tabelas informativas sobre nutrientes para avaliar o conteúdo calórico de uma dieta diária.
- Valorizar a alimentação variada e adequada para a manutenção da saude – Ter autocuidado na alimentação: equilíbrio e adequação ao crescimento e ao desenvolvimento – Aceitar a necessidade da visita regular ao dentista – Ter uma postura crítica diante da propaganda de produtos alimentícios – interessar-se pelos próprios direitos de consumidor – Respeitar os hábitos alimentares de outras culturas.
Circulação e Excreção
- Sistema circulatório e sua atuação no transporte de materiais pelo corpo – Sangue e seus componentes – Vasos sanguíneos – Circulação sistêmica e circulação pulmonar – Coração e sua função nosistema circulatório – Hipertensão – Aterosclerose e complicações decorrentes dela: ataque cardíaco e acidente ‑
vascular cerebral – Coagulação do sangue – Breves noções sobe a atuação do sistema linfático – Excreção – Sistema urinário e sua atuação – Desidratação – Insuficiência renal e cálculos renais.
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- Manusear objetos caseiros para construir um estetoscópio e utilizá-los para auscultar os próprios batimentos cardíacos e os dos outros – Medir a própria pulsação e a de outros – Comparar os resultados de medidas de frequência cardíaca (auscultada com ‑
estetoscópio) e de medidas de pulsação realizadas numa mesma pessoa num mesmo intervalo de tempo –Medir apropria pulsação após uma atividade física,comparar o resultado com o valor de repouso e elaborar uma explicação para a alteração verificada.
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- Concordar com a necessidade de exames médicos periódicos como importante modo de manutenção da saúde – Prestar a tenção aos próprios hábitos que possam ameaçar a saude circulatória - Valorizar os progressos da Ciência e suas aplicações médicas como agentes do bem-estar humano – Preocupar-se coma correta hidratação do ‑
organismo,principalmente nas épocas mais quentes do ano.
Respiração Pulmonar
- Sistema respiratório – Inspiração e expiração – Trocas gasosas nos alvéolos – Noções de que a respiração pulmonar é controlada automaticamente pelo sistema nervoso – Problemas respiratórios associados ao ar seco – Importantes exemplos de doenças do sistema respiratório – Fumo e saude pulmonar: bronquite crônica, enfisema pulmonar e câncer.
- Medir a frenquência respiratória e a pulsação de uma pessoa e compará-las – Verificar a alteração sofrida por ambas essas mediadas após a pessoa realizar uma atividade física – Manusear materiais simples para montar uma aparelhagem que permita coletar o ar expirado.
Estar sensibilizado para os problemas respiratórios que podem principalmente ocorrer nas épocas de ar seco – Ser consciente da importância dos exercícios físicos para a saude, realizados com regularidade, sob orientação adequada e com acompanhamento médico periódico – Valorizar os progressos da Ciência e suas aplicações médicas como agentes do bem-estar humano – Ser consciente dos riscos oferecidos pelo fumo
Sistema Nervoso
- Sistema nervoso humano –Atos voluntários e atos reflexos – SNC s SNP – Noção sobre as funções do sistema nervoso – SNP somático e SNP autônomo – Paraplegia e tetraplegia – Problemas associados ao nervo isquiático – Sinapse e neurotransmissores – Importância do repouso e do lazer –Agravos à saúde física ocasionados pelo uso de fumo, de álcool e de outras drogas – Agravos à saude psicológica ocasionados pelo uso de álcool e de outras drogas.
-Manipular materiais caseiros a fim de realizar experimentos que constatem a ocorrência de reflexos nervosos e a percepção de estímulos – Manusear folhetos e livretos informativos sobre o fumo, o álcool e as outras drogas – Entrevistar pessoas ligadas a entidades que combatem o uso de drogas, esclarecem dúvidas sobre elas e são apoio aos dependentes, como os Alcoólicos Anônimos – Expor em público os resultados dessa entrevista
Valorizar o repouso e o lazer como fundamentais para a manutenção da saúde – Dizer “não” diante de uma oferta de álcool, de fumo e de outras drogas – Valorizar o cuidado coma própria saude - Não se automedicar.
Sistema endócrino
- Sistema endócrino humano – Glândulas endócrinas – Noções sobre hormônios e suas funções – Mudanças no corpo de meninos e meninas durante a puberdade e sua relação coma produção e liberação de hormônios
- Coletar informações sobre câncer de mama e o câncer de próstata – Elaborar um texto para um comercial de rádio (com30 segundos) que alerte a população sobre tais enfermidades e incentive a sua prevenção.
- Respeitar as diferenças individuais do corpo e de comportamento nas várias fases da vida – Respeitar os colegas que apresentam desenvolvimento físico ou emocional diferente do seu – Respeitar o próprio corpo e o corpo dos outros.
2º BIMESTRE
TECNOLOGIA E SOCIEDADE
Capítulo | Conteúdos Conceituais | Conteúdos Procedimentais | Conteúdos Atitudinais |
Balinhas e perfumes | - Olfato e paladar: noções sobre a percepção de odores e sabores - Aromatizantes naturais e artificiais – O olfato como sentido importante na vida dos animais. | - Observar experimentalmente que o que costumamos chamar de “sabor” dos alimentos se deve, na verdade, à percepção simultânea das sensações de olfato e paladar. | - Perceber que paladar e olfato são importantes instrumentos de alerta para evitar intoxicações por alimentos estragados. |
Som e Instrumentos musicais | - Som e ondas sonoras – Intensidade sonora – Efeitos da intensidade sonora sobre o ser humano – Altura de um som (grave/agudo) – Noção sobre a frequência dos sons – princípios básicos de funcionamento dos instrumentos musicais de corda, de sopro e de percussão – Fonação. | - Manipular materiais simples para investigar experimentalmente o princípio do funcionamento dos instrumentos musicais de corda e de sopro - Verificar nessas investigações, o efeito dos principais fatores que interferem na altura (grave/agudo) do som produzido por cordas vibrantes (tensão e comprimento) e tubos sonoros (comprimento). | - Preocupar-se com os efeitos prejudiciais de ruídos muito intensos – Valorizar o silêncio para o repouso – Perceber a presença de conceitos científicos nas atividades artísticas da música e do canto. |
Sons que ouvimos e sons que não ouvimos | - Audição:noções sobre a percepção dos sons – Canais semicirculares e equilíbrio corporal – Surdez - Ruidos e suas conseqüências para a saude – Poluição sonora – Velocidade do som em diferentes materiais – Infrassom – Ultrassom e suas aplicações . | - Construir,com materiais caseiros, um modelo para o funcionamento da audição humana – Demonstrar que os sons parecem distorcidos quando chegam até nós se propagando por outros materiais diferentes do ar. | - Preocupar-se com os efeitos prejudiciais de ruídos muito intensos – Sensibilizar-se com os efeitos nocivos da poluição sonora e da prática de ouvir sistematicamente música “a todo volume” – Valorizar o silêncio para o repouso – Valorizar a LIBRAS como importante meio de comunicação para deficientes auditivos no Brasil. |
O tato, o quente, o frio e a nossa pele | - Percepção tátil – Percepção da dor – Noções sobre analgésicos – Sistema braile de escrita – Sensação térmica,temperatura e troca de calor – Glândulas sebáceas e oleosidade da pele – Glândulas sudoríparas,suor e seu papel regulador da temperatura – Desodorantes – Impressões digitais e sua aplicação na identificação de indivíduos. | - Obter evidência experimental de que as sensações de quente e frio não são precisas – Demonstrar experimentalmente como uma camada oleosa evita o ressecamento da pele – Observar experimentalmente que a evaporação de um líquido de superfície da pele provoca resfriamento;relacionar essa constatação com a atuação do suor no controle da temperatura do corpo. | - Perceber que as sensações de quente e frio são “proteções” do nosso organismo – Valorizar o sistema braile como importante meio para deficientes visuais obterem informações e registrá-las – Aceitar a necessidade de hábitos dde higiene relacionados à pele e à convivência social,percebendo que alguns desses hábitos devem merecer atenção redobrada a partir da puberdade – Não praticar a automedicação. |
Luz, olho humano e óculos | - Propagação retilínea da luz – Raio de luz – Olho humano e visão – Ilusões de óptica – Princípio em que se baseia o cinema – Alguns distúrbios visuais: miopia, hipermetropia, presbiopia e astigmatismo – Noção sobre a correção desses distúrbios | - Usar materiais simples para construir um modelo de olho humano – Usar esse modelo para simular o funcionamento do olho humano normal, do olho míope e do olho hipermetrope. | - Praticar a leitura e outras atividades que requisitem demais a visão apenas em locais com iluminação adequada –Ser consciente da importância dos exames periódicos de vista – Valorizar os progressos da Ciência e suas aplicações como agentes do bem-estar humano. |
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3º BIMESTRE
VIDA E AMBIENTE
Capítulo | Conteúdos Conceituais | Conteúdos Procedimentais | Conteúdos Atitudinais |
Fluxo de matéria e fluxo de energia nos ecossistemas | - Teias alimentares – Importância da fotossíntese para as teias alimentares – Fluxo de matéria nos ecossistemas –Fluxo de energia nos ecossistemas. | - Redigir um texto para artigo de jornal que explique que o conceito de lixo é decorrência das atividades humanas; nos ambientes naturais não existe lixo. | - Valorizar a vida em sua diversidade – Ser consciente de que a natureza não está a serviço do ser humano e de que ele é apenas um dos componentes dos ecossistemas. |
Ameaças à água, ao ar e ao solo | - Ciclo da água e abastecimento dos mananciais – Poluição do ar – Poluição da água – Poluição do solo – Reaproveitamento do lixo: compostagem e reciclagem – Praguicidadas: vantagens e desvantagens – Sociedade sustentável: bem-estar,ética e cidadania. | - coletar, organizar e interpretar informações, na forma de fotografias,sobre transformações nos ambientes provocadas pelos resíduos provenientes da atividade humana, particularmente da região em que vive o estudante. | - Repudiar o desperdício de água – Perceber a importância da conservação dos mananciais e do respeito a eles – Valorizar as medidas de proteção ambiental como promotoras da qualidade de vida – Rejeitar a participação em atos de destruição ao ambiente. |
4º BIMESTRE
TERRA E UNIVERSO
Capítulo | Conteúdos Conceituais | Conteúdos Procedimentais | Conteúdos Atitudinais |
Desenvolvimento sustentável | - Exploração do ambiente,produção de resíduos e desenvolvimento sustentável –Conceito de recurso natural –Recursos renováveis,não renováveis e potencialmente renováveis – Problemas agravados pelo crescimento populacional | - Ler um texto sobre a história da Ilha de Páscoa e interpretá-lo à luz do conceito de desenvolvimento sustentável – Reunir informações sobre os desafios para se estabelecer o desenvolvimento sustentável da sociedade humana e discutir quais desses desafios são enfrentados na localidade onde os alunos moram –Reunir notícias sobre pessoas e grupos de pessoas que contribuam para preservar o ambiente ou para destruí-lo – Organizar e resgistrar as informações. | - Repudiar o desperdício de recursos; perceber e criticar as diferentes formas de desperdício – Ser consciente de que a natureza não está a serviço do ser humano e de que ele é apenas um dos componentes dos ecossistemas. |
PLANO DE CURSO
9º ano
Traindo um amigo
1. Antes e depois
Objetivo
Mostrar como a entrada do pecado causou profundas mudanças em questões que têm a ver diretamente com o ser humano. É por isso, entre outras razões, que o pecado é um intruso no Universo.
2. Como vencer o pecado
Objetivo
Frisar que o segredo e o poder para vencer o pecado estão em Deus.
3. Projeto
Objetivo
Desenvolver o talento artístico, assim como oferecer a oportunidade de entender a gravidade e resposta ao pecado.
4. Pare em tempo
Objetivo
Ajudar os estudantes a descobrir conselhos na Bíblia para viver bem a vida cristã e evitar o pecado.
Dores que curam
1. Não estou me sentindo bem
Objetivo
Mostrar como as culpas ou dificuldades da vida podem ser resolvidas adequadamente quando vamos a Deus.
2. Defesa estratégica
Objetivo
Relembrar que Deus está disposto a perdoar os pecados de quem confessa e confia Nele.
3. Ideia criativa
Objetivo
Desenvolver o hábito de ajudas as pessoas que passam por dificuldades, considerando que devemos amar e ter empatia com os necessitados.
Manobra radical
1. Arrependimento e perdão
Objetivo
Colocar o estudante em contato com a Palavra de Deus, refletindo sobre o tema do arrependimento.
2. Querido Deus...
Objetivo
Contrastar a atitude de autosuficiência com a de humildade e arrependimento. Enfatizando que o verdadeiro arrependimento tem a ver com atitudes humildes e sinceras.
3. Projeto
Objetivo
Mostrar como o arrependimento não é um capricho divino. Pois Deus pede que nos arrependamos porque isso é necessário para a nossa a saúde física e mental, além de espiritual.
4. Arrependimento total
Objetivo
Recapitular a sequência do arrependimento.
Ódio nunca mais
1. Teste do perdão
Objetivo
Incentivar o aluno a avaliar sua habilidade para perdoar. Este teste não tem um “gabarito”.
2. As maravilhas e desafios do perdão
Objetivo
Discutir as várias facetas do perdão, assim como perceber a importância do assunto, que foi e é abordado por pessoas das mais variadas formações e nacionalidades.
3. Ideia criativa
Objetivo
Passar a ideia geral de que aquele pai representa Deus, que está sempre disposto a perdoar todos os pecados.
4. Livre para perdoar
Objetivo
Pôr os estudantes em contato com ensinos e exemplos relacionados ao perdão.
Os recém-nascidos de Deus
1. Mudança total
Objetivo
Familiarizar os estudantes com os símbolos de Cristo apresentados na Bíblia.
2. Projeto
Objetivo
Incentivar a classe na discussão e compreensão do novo nascimento, que é um dos temas fundamentais do cristianismo.
3. Perfil de conversão
Objetivo
Focalizar as mudanças ocasionadas na vida do cristão quando ele se converte e “nasce de novo”.
Mensagem para você
1. Boa viagem
Objetivo
Mostrar que as orientações na Bíblia são para o nosso benefício.
2. Por dentro da Bíblia
Objetivo
Familiarizar os estudantes com o conteúdo geral dos livros da Bíblia.
Ligação on-line com Deus
1. Orando de maneira eficaz
Objetivo
Dialogue com os alunos sobre as três ideias apresentadas (1.1 O que é orar. 1.2. Os objetivos da oração. 1.3. O hábito de orar.).
2. Projeto
Objetivo
Incentivar os alunos a praticar a oração. A classe pode ser dividida em grupos, cada qual sendo responsável por um motivo de oração.
A voz do silêncio
1. Ideia criativa
Objetivo
Incentivar os alunos a perceber as belezas do mundo ao redor.
2. Meditando com os salmos
Objetivo
Focalizar o tema da meditação nos Salmos e incentivar os alunos a seguir o exemplo do(s) salmista(s).
3. Diferenças
Objetivo
Diferenciar ambos os tipos de meditação, ressaltando que a meditação cristã é superior, pois focaliza não apenas as necessidades individuais, mas prepara a pessoa para um melhor convívio com a sociedade.
4. Imitando o modelo
Objetivo
Prover uma descrição do comportamento de Cristo e incentivar os estudantes a imitá-lo.
Sua casa, seu lar
1. O lar ideal
Objetivo
De modo geral, há uma descrença muito forte em relação à importância da família. Esta atividade é oportuna para realçar o valor da família, e o papel que ela representa na edificação da sociedade.
2. Meu lar não é uma lixeira
Objetivo
Dialogar a respeito do cultivo de bons comportamentos, os quais venham a colaborar na felicidade da família.
3. Pais & Filhos
Objetivo
Mostrar os diferentes estilos familiares ajudar os estudantes a entender melhor suas famílias.
4. Ideia criativa
Objetivo
Resgatar o valor do casamento, que é um dos segredos das famílias felizes.
Amigos pra valer
1. Teste da escolha de amigos
Objetivo
Incentivar o estudante a avaliar a sua capacidade de ser amigo. Quanto às respostas do teste, o importante é que os alunos estejam dispostos a aceitar todas as pessoas como amigas.
2. Teste das amizades sólidas
Objetivo
Incentivar os estudantes a avaliarem a qualidade d seus amigos.
3. Bons e maus amigos
Objetivo
Identificar nomes de personagens bíblicos que foram amigos e focalizar as características dos verdadeiros amigos.
Saúde total
1. Avenidas para a mente
Objetivo
Desenvolver a consciência sobre a importância dos estímulos sensoriais na vida como um todo e, especialmente, na vida espiritual.
2. Questão de princípio
Objetivo
Aplicar os princípios bíblicos às situações do dia-a-dia.
3. Completamente saudável
Objetivo
Focalizar a atenção no que é necessário para manter a saúde física, mental e espiritual.
4. Projeto
Objetivo
Ter um momento de sociabilidade e mostrar que é possível ter momentos alegres e saudáveis.
bom
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